Caminhos que Escolhemos

«Nós podemos escolher o nosso caminho, mas nunca aquilo que vamos encontrar. A forma como lidamos com as adversidades diz mais de nós do que aquilo que escolhemos. É algo nosso, único e mostra o que estamos dispostos a fazer para chegar ao nosso destino»

Depression you are not alone for teens - Posts | FacebookA arbitrariedade que rege a vida, pela forma aleatória como nos presenteia com certos desafios, é engraçada. Se perguntarmos a uma pessoa o que quer ser, a resposta é sempre a mesma; "ser feliz". Mas qual é o preço dessa felicidade? Nem todos estão dispostos a lutar por aquilo que nos faz verdadeiramente bem e felizes. Preferimos a saída fácil de fugir à luta e ao trabalho. Engana-mo-nos a nós próprios e tentamos repetir a mentira de que "foi a melhor escolha" na esperança que a nossa consciência e o nosso sentimento de culpa desapareça. Porém, essas marcas ficam e, quando o caminho fácil é o escolhido, o que acontece é o arrependimento em força bruta e de forma dura. A agonia que nos consome, o aperto no peito, o aperto na garganta que nos impede de respirar de forma natural. O ser humano é capaz de sobreviver a isso, claro que sim, mas vai viver com esse pensamento até ao fim da sua vida.

Todos os caminhos que escolhi, muitos errados, levaram-me ao caminho certo. Só que, algures, perdi-me no meu caminho e voltei a um outro caminho que gostaria que tivesse ficado para trás. Sim, eu sou responsável por me ter perdido. Apesar de ter sempre dado valor ao caminho certo que escolhi (e continuo a dar), perdi-me algures no meio da desilusão e na impotência que tinha perante certas situações. Situações essas que eu próprio não podia controlar para lá da parte que me competia. Cumpri sempre, mas isso deitou-me abaixo. Derrubou-me como o iceberg que derrubou o Titanic. Hoje luto contra mim próprio. Tenho a esperança de conseguir vencer esta guerra, mas as batalhas pendem cada vez menos a meu favor. Será que fui mesmo eu que escolheu este caminho?

You Are Not Alone - Thoughts On Coping with Financial Uncertainty ...
Nota: todos batalhamos com os nossos próprios demónios. Quando começamos a duvidar de nós próprios e a sentir que somos incapazes, é uma boa altura para procurar ajuda. Aos meus leitores, se tiverem ataques de ansiedade ou sintomas de depressão, procurem a ajuda de profissionais antes que seja tarde demais. Recorram a amigos ou alguém próximo de confiança para ajudar neste processo. A depressão não é apenas uma fase. Vocês não estão sozinhos e não são um fardo para ninguém.

Comentários